Em primeiro lugar, as coisas de Deus! No casamento também!

Nós temos acompanhado vários casais ao longo dos últimos anos e tivemos muitas experiências reveladoras quanto à identidade do casal e também quanto à identidade individual de cada cônjuge. As mais diversas situações nós pudemos presenciar e uma coisa encontramos em comum e que nos leva à pergunta:

Como você e seu cônjuge têm vivido diariamente a esperança do paraíso? Se vocês fossem capazes de manter uma mentalidade eterna, como isso afetaria suas vidas diárias?

Ser “casado com uma missão” pode revitalizar um monte de casamentos em que os parceiros pensam que sofrem com a falta de compatibilidade; constatamos que, na verdade, sofrem com a falta de propósito. As palavras de Jesus dadas às pessoas em Mateus 6:33 são, talvez, ainda mais verdadeiras no casamento:

“Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.” Mateus‬ ‭6:31, 33‬ ‭NTLH‬‬

Horace Bushnell disse, na linguagem do casamento: “Nenhum casal é chamado para ser outro. Deus tem tantos planos para casais quanto Ele tem casais; e, portanto, Ele nunca deseja que meçam suas vidas pela medida de outro casal.”

Muitas pessoas medem a si mesmo em comparação a outras pessoas. Consequentemente, medem o seu relacionamento conjugal em comparação com o de outros casais também. Muitos tecem parâmetros com base em posses e status, e para aqueles que agem dessa maneira, o fim normalmente é a decepção. Cada pessoa então começa a projetar a sua frustração, resultado dessa medida errada, no cônjuge e assim cria expectativas com relação a ele que são difíceis de serem alcançadas.

Deus não nos chama a sermos cópias de outras pessoas, mas que busquemos seguir o Seu direcionamento, tendo como objetivo alcançarmos o caráter de Cristo. Foi Jesus quem nos foi dado como exemplo! Todas as outras pessoas que encontramos na Bíblia são imperfeitas e em algum momento não agiram como Jesus agiria. Elas estão lá para aprendermos com suas atitudes, não para que sejam nosso padrão ou objetivo de conduta. Da mesma maneira, pessoas de destaque em nossos dias não podem assumir esse papel em nossas vidas!

O padrão é Cristo. O instrutor é o Espírito Santo. O maestro de nossas vidas é o próprio Deus e

Ele é quem sabe os planos que tem a nosso respeito: Pensamentos de paz e não de mal, para nos dar o fim que desejamos. (Jr 29:11)

Ainda estamos aprendendo qual é a vida que Deus quer que vivamos. Uma coisa aprendemos: a dependência Dele é tanto mais confortante e libertadora quanto menor for o nossa vontade de impor os padrões que queremos.

Em outras palavras, aprender a viver com o nosso cônjuge, com o propósito de ambos sermos guiados, moldados, ensinados pelo próprio Deus, abre portas de atuação especial, capacitando-nos para sermos instrumentos nas mãos Dele a fazer diferença nesse mundo! Cremos que não existe nada melhor do viver experimentando vitórias nas mais diversas áreas da vida, e depois ainda ser usado por Deus a ajudar outros a experimentar essas vitórias também! Se Deus tem um propósito para cada um de nós, se Ele tem um propósito para cada casal também, viver esses propósitos é a experiência mais gratificante que poderemos experimentar em nossa vida!

Encorajamos você a buscar isso, a viver isso, a compartilhar isso.

Deus abençoe você e o seu cônjuge, se você for casado(a), para que o quanto antes isso seja verdade em sua vida!

Autor: Richard Männich

Sou Richard Mannich Já fui bem em muita coisa, já fui mal em muita coisa também. Aprendi nesses anos que em TUDO Deus tem um propósito para nossas vidas. O meu propósito é honra-lo com tudo o que tenho e sou! Meu objetivo é testemunhar da Sua bondade a todos quanto eu puder! Isso eu quero fazer em retribuição ao maior presente que Ele deu para mim: A Salvação e a vida eterna por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo!

Deixe um comentário